Buscar

Como Está seu Nível de Esperança?

Atualizado: Mai 24


Olá, tudo bem?

Meu nome é José Maia, sou empreendedor digital e Focado em desenvolvimento pessoal.

Você que me acompanha no canal do Youtube tem visto vídeos meus falando de produtos digitais e, no último vídeo falei sobre produtividade. Devido ao sucesso e atendendo aos pedidos dos meus alunos que recebem minha monitoria, resolvi fazer alguns artigos e vídeos que vão ajudar nesse momento tão difícil.

Vamos deixar de enrolação e vamos direito para o assunto.


Como está o seu nível de esperança hoje?

Estamos vivendo tempos desafiadores e a esperança é um item que não nos pode faltar.

Uma pesquisadora da Fundação para Pesquisa Biomédica do Estresse, no Arizona, analisou uma série de pesquisas sobre o assunto e, concluiu, em um dado momento dos seus estudos, que a esperança contribui para manter os estados fisiológicos saudáveis em meio ao estresse pelo qual passamos quando sofremos perdas significativas. Neste momento de pandemia nós estamos passando por muitas perdas, como a perda de liberdade ou a perda do contato com pessoas que amamos.

Durante estudo feito com pacientes com depressão, foi encontrado uma relação muito interessante entre o nível de esperança e o nível de Linfócitos B.

O Linfócito B é um componente essencial para o nosso sistema imuno adaptativo, ou seja, a capacidade de adaptação do nosso sistema imunológico. A principal função do Linfócito B é a produção de anti corpos contra os antígenos, como os vírus, por exemplo.

A análise deste estudo, aliado a outros estudos, levaram a pesquisadora a afirmar que a esperança eleva a competência imunológica do nosso organismo.

O que é esperança para você?

Em tempos como este as pessoas podem sucumbir à ansiedade e à depressão. Por outro lado, a esperança eleva o bem-estar. Pessoas com alto nível de esperança tendem a ver situações estressantes como desafiadoras em vez de ameaçadoras, ajudando a reduzir o estresse.

A esperança é um fator de proteção contra a ansiedade. Quem tem esperança consegue agir de modo mais proativo em situações que trazem à tona as sensações de vulnerabilidade, insegurança e incerteza, e também são capazes de se manterem motivadas e de sustentar as ações necessárias para atingir seus objetivos e superar obstáculos.




Qual é o conceito?

A esperança não é apenas desejar que as coisas aconteçam. É um processo cognitivo de natureza motivacional direcionado para alcançar objetivos, ela reflete a percepção do indivíduo quanto à capacidade de definir objetivos relevantes e desafiadores, encontrar caminhos para alcançar objetivos, ter senso de iniciativa para perseguir objetivos.

Vou deixar algumas perguntas para você refletir:

1- Quais são suas ansiedades e receios?

2- Quais são seus desafios?

3- Você tem esperança em relação aos desafios que enfrenta?

Para você que chegou até o final deste artigo quero dizer que estarei postando novos artigos e vídeos que vão te ajudar nesse processo em que estamos passando.

Um grande abraço e até nosso próximo encontro.



71 visualizações4 comentários

Receba nossas atualizações

  • telegram-logo-1
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter
  • Facebook ícone social

© 2020. Orgulhosamente criado com Wix.com