Como Está seu Nível de Esperança?
Atualizado: 24 de Mai de 2020

Olá, tudo bem?
Meu nome é José Maia, sou empreendedor digital e Focado em desenvolvimento pessoal.
Você que me acompanha no canal do Youtube tem visto vídeos meus falando de produtos digitais e, no último vídeo falei sobre produtividade. Devido ao sucesso e atendendo aos pedidos dos meus alunos que recebem minha monitoria, resolvi fazer alguns artigos e vídeos que vão ajudar nesse momento tão difícil.
Vamos deixar de enrolação e vamos direito para o assunto.
Como está o seu nível de esperança hoje?
Estamos vivendo tempos desafiadores e a esperança é um item que não nos pode faltar.
Uma pesquisadora da Fundação para Pesquisa Biomédica do Estresse, no Arizona, analisou uma série de pesquisas sobre o assunto e, concluiu, em um dado momento dos seus estudos, que a esperança contribui para manter os estados fisiológicos saudáveis em meio ao estresse pelo qual passamos quando sofremos perdas significativas. Neste momento de pandemia nós estamos passando por muitas perdas, como a perda de liberdade ou a perda do contato com pessoas que amamos.
Durante estudo feito com pacientes com depressão, foi encontrado uma relação muito interessante entre o nível de esperança e o nível de Linfócitos B.
O Linfócito B é um componente essencial para o nosso sistema imuno adaptativo, ou seja, a capacidade de adaptação do nosso sistema imunológico. A principal função do Linfócito B é a produção de anti corpos contra os antígenos, como os vírus, por exemplo.
A análise deste estudo, aliado a outros estudos, levaram a pesquisadora a afirmar que a esperança eleva a competência imunológica do nosso organismo.
O que é esperança para você?
Em tempos como este as pessoas podem sucumbir à ansiedade e à depressão. Por outro lado, a esperança eleva o bem-estar. Pessoas com alto nível de esperança tendem a ver situações estressantes como desafiadoras em vez de ameaçadoras, ajudando a reduzir o estresse.
A esperança é um fator de proteção contra a ansiedade. Quem tem esperança consegue agir de modo mais proativo em situações que trazem à tona as sensações de vulnerabilidade, insegurança e incerteza, e também são capazes de se manterem motivadas e de sustentar as ações necessárias para atingir seus objetivos e superar obstáculos.
Qual é o conceito?
A esperança não é apenas desejar que as coisas aconteçam. É um processo cognitivo de natureza motivacional direcionado para alcançar objetivos, ela reflete a percepção do indivíduo quanto à capacidade de definir objetivos relevantes e desafiadores, encontrar caminhos para alcançar objetivos, ter senso de iniciativa para perseguir objetivos.
Vou deixar algumas perguntas para você refletir:
1- Quais são suas ansiedades e receios?
2- Quais são seus desafios?
3- Você tem esperança em relação aos desafios que enfrenta?
Para você que chegou até o final deste artigo quero dizer que estarei postando novos artigos e vídeos que vão te ajudar nesse processo em que estamos passando.
Um grande abraço e até nosso próximo encontro.