Buscar

Como está a sua autodeterminação?

Atualizado: Mai 25


Como conseguimos manter nossa motivação intrínseca, aquela que vem de dentro de nós mesmos? Esse tipo de motivação é a mais poderosa.

A teoria da autodeterminação foi elaborada pelos pesquisadores Edward Deci e Richard Ryan, da Universidade de Rochester, localizada no estado americano de Nova York.

Segundo eles, existem, basicamente, três necessidades que precisamos satisfazer para estimular a motivação.

Em primeiro lugar vem a necessidade de autonomia, que se refere ao nosso processo de escolha, estar no centro da nossa decisão.

A segunda necessidade é a competência, que diz respeito à capacidade de lidar com o meio que nos cerca e, também, com a capacidade de lidarmos com a gente mesmo, o desenvolvimento da competência.

A terceira necessidade te haver com nosso relacionamento com as pessoas.




Sendo assim, atendendo a essas três necessidades, a sua motivação intrínseca, aquela que vem de dentro, a mais poderosa, vai ser elevada.

Está no centro de nossas escolhas como reagiremos às crises e, também, podemos escolher a maneira de aumentar nossa competência para lidar com ela e também podemos escolher como fortalecer os nossos relacionamentos.

Explorar esses caminhos é um aspecto muito importante para podermos controlar o estresse e a ansiedade que a incerteza nos traz.

Reflita comigo:

· Como você está satisfazendo suas necessidades de autonomia?

· Como você está satisfazendo suas necessidades de competência?

· Como você está satisfazendo suas necessidades de relacionamento durante essa crise?



Porque fazer coaching?

Hoje, mais do que nunca, a palavra de ordem é coragem. Coragem para enfrentar inúmeros desafios que surgem a cada dia diante de tanta incerteza.

Para isso é preciso ter autodeterminação, que é a capacidade de cada um de nós em trabalhar a motivação em todos os níveis da nossa vida, apesar das dificuldades.

A autodeterminação é o ato de escolher e decidir por si mesmo, ou seja, iniciar acoes por vontade própria.

Quem possui um alto nível de determinação tende a ser uma pessoa intrinsecamente motivada.

A motivação intrínseca ocorre quando você escolhe fazer pelo prazer que isso lhe dá, e não por suas possíveis consequências. Em contrapartida quando você está extrinsecamente motivado a satisfação não vem da atividade em si, mas porque precisa obter um determinado resultado externo.

A autodeterminação também está ligada a autoconcordância, quer dizer, estar de acordo consigo mesmo. Pessoas autoconcordante conseguem seus objetivos com a convicção de que estão expressando escolhas livres e autênticas em vez de serem controladas por forças externas.

Quando as pessoas estão intrinsecamente motivadas elas experimentam interesse e prazer, sentem-se competentes e autônomas, e sentem que estão no controle de suas vidas, daí vem uma grande motivação para agir, e é particularmente, importante em momentos de crise e de incerteza.

Vamos refletir juntos:

· Qual o seu objetivo atual e quanto você se sente motivado? De 0 a 10?

· Esse objetivo expressa uma escolha autêntica?

· O que você está fazendo para alcançar esse objetivo?

· A sua motivação e o objetivo que você estabeleceu para si são intrínsecos ou extrínsecos?

· Seu objetivo contribui para que você fique no controle de sua vida em harmonia com o seu interior?





60 visualizações2 comentários

Receba nossas atualizações

  • telegram-logo-1
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter
  • Facebook ícone social

© 2020. Orgulhosamente criado com Wix.com